Prémio Desenvolvimento Sustentável 2009

Pestana Palace Hotel, em Lisboa


Para mais informações clique aqui

O desenvolvimento sustentável é um investimento a longo prazo com vista à criação de valor para os "stakeholders" através da identificação e exploração de oportunidades e da gestão de riscos resultantes de factores económicos, ambientais e sociais.

Os investidores institucionais e os mercados de capitais estão cada vez mais atentos a activos intangíveis das entidades tais como a qualidade da gestão, o desenvolvimento do capital humano e a performance ambiental. Por outras palavras, cada vez mais se prefere apostar em empresas que não apenas pretendem maximizar os seus lucros como também demonstram ser cidadãos colectivos exemplares, seguindo a máxima "doing good by doing well".

A Heidrick & Struggles organiza pelo terceiro ano consecutivo uma iniciativa na área da sustentabilidade, tendo como parceiro o Diário Económico. Depois de ter lançado um estudo pioneiro em 2007, e de o ter continuado e melhorado em 2008, verificando-se uma maior adesão das organizações, agora dá-se um novo passo com a instituição de um Prémio, pretendendo-se reconhecer as entidades que passaram da teoria à prática e abraçaram efectivamente o desafio do desenvolvimento sustentável.

Este ano, para além de se continuar a avaliar o estado da arte da sustentabilidade em Portugal, através de uma análise comparativa, tanto de forma consolidada como agrupada, tendo como base a 3ª edição do Estudo da Heidrick & Struggles sobre Sustentabilidade em Portugal, o Prémio Desenvolvimento Sustentável 2009 tem como fim identificar e reconhecer as melhores práticas nacionais de referência, que estão a contribuir para o progresso do país. Para esse efeito, as candidaturas serão também analisadas por um Advisory Board que integra o sector empresarial e o mundo académico. Dele fazem parte Alberto Castro, Professor da Faculdade de Gestão da Universidade Católica do Porto, António Gomes Mota, Presidente da ISCTE Business School, Vítor Gonçalves, Professor Catedrático do ISEG, António Mexia, Presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, empresa cotada no Dow Jones Sustainability Index, Vasco de Mello, Presidente do Conselho de Administração da Brisa, empresa cotada no índice FTSE4Good e a quem o DJSI atribuiu uma menção honrosa e Luís Rochartre, Secretário-Geral do Business Council for Sustainable Development. Os membros do Advisory Board serão acompanhados por Rafael Mora, Managing Partner da Heidrick & Struggles, e António Costa, Director do Diário Económico.

Às entidades que mais apostam no desenvolvimento sustentável será atribuído um prémio alusivo à oliveira, o melhor símbolo para representar esta iniciativa, por se tratar de uma árvore ancestral mediterrânica, com forte tradição em Portugal, cuja longevidade supera os dois mil anos, sem nunca deixar de dar frutos.

A aplicação de políticas de sustentabilidade nas empresas não pode ser meramente um assunto a ponderar, tem que ser uma certeza - já.


Divulgação do Estudo A partir do final de Março
Registo de Participação Até 16 de Abril
Resposta ao Questionário Até 12 de Maio
Processamento de resultados Até 19 de Maio
Análise pelo Advisory Board Até 26 de Maio
Divulgação de Resultados 1 de Junho


FAQs

Clique aqui para visualizar o documento

 

 


Informações

Para mais informações sobre o Prémio Desenvolvimento Sustentável 2009, por favor utilize os seguintes contactos:

Joana Leitão ou Francisco Balsemão - Heidrick & Struggles

E-mail: premiosustentabilidade@heidrick.com

Telefone: 21 3514530

Fax: 21 3514540